segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Nascente- The fontainhead


Para falar um pouco deste livro que sugeri " A Nascente". Descobri Ayn Rand há aproximadamente quinze anos atráz quando morei por alguns anos em Los Angeles,Califórnia. Respirando ares de primeiro mundo, frequentando a linda biblioteca pública de Beverly Hills conheci alguns clássicos ingleses e americanos.

Este livro,escrito em 1943, narra a trajetória de um talentoso arquiteto modernista, que trava uma luta para que seu trabalho criativo e inovador não seja corrompido ou alterado para agradar os padrões clássicos da sociedade da época.Mergulhamos neste universo refletindo sobre o valor de nossas idéias e nossa individualidade. Através de seus trabalhos de ficção Ayn Rand nos introduz sua filosofia do "Objetivismo", que a partir deste livro ganhou repercurssão mundial. A defesa final da personagem no tribunal justificando suas atitudes e sua obra é uma lição que fica na memória para sempre.

Recentemente este livro foi reeditado em português e me transportou num delicioso "flash back"para uma época de muitas descobertas em minha vida.

Quantas vezes,voce que cria e vende idéias, já se corrompeu alterando sua criação para algo"mais comercial"?

Seja arquiteto, artista,escritor,estilista e mesmo eu uma mera florista,temos que lembrar que o que nos difere, nos torna únicos é nosso trabalho e como o fazemos, e assim ,teremos que ser reconhecidos e aceitos.

Um comentário:

caramujop@gmail.com disse...

Olá Lucia,

Li este verão a Nasceste, The Fountainhead, e acabei ontem de ler o Atlas Shrugged também da Ayn Rand, e queria apenas deixar aqui dois comentários: ambos os livros são marcantes pelas ideias que apresentam, e deveriam ser obrigatórios pois contribuiriam muito positivamente para a nossa formação; O teu Blog é espectacular, as tuas fotos deslumbrantes, nota 10. Parabéns.
Pedro